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Um breve resumo sobre normas EURO

À partir de 1988 com o advento de criação de normas para controle de emissão de gases, as motos e tantos outros veículos são obrigados a seguir as referidas normas para poderem colocar o seu produto no mercado. Hoje já estamos na norma EURO 6.

A este respeito, estes regulamentos foram endurecidos à medida que os anos foram decorridos com o objetivo de reduzir o impacto das emissões de gases poluentes e efeito de estufa para a atmosfera e, hoje em dia, podemos encontrar diferentes padrões do euro e que se aplicam em diferentes situações de acordo com as características do veículo, como se fosse um veículo turístico ou um veículo industrial, bem como se fosse um veículo que funciona com gasolina ou com diesel.

Vamos falar aqui sobre as motos Harley Davidson.

Quando você compra sua HD, ela por natureza é uma moto “amarrada”, onde foram “estranguladas” várias situações para que a moto pudesse atingir os níveis aceitáveis para atendimento das normas, seja restrição de entrada de ar, seja restrição de saída pelo sistema de exaustão, restrição e mapas de injeção mais conservadores etc.

 

Benefícios de um UPGRADE da sua moto para o Estágio 1 - Harley Davidson

O principal benefício e até um dos mais importantes, (pois causam muita crítica), é a redução significativa da temperatura do motor.

Outros benefícios tão importantes quanto:

  • Ganho de Potência e Torque – Aqui você me pergunta: - Mas se eu aumentar potência e torque, não vou começar a consumir mais combustível? A resposta é que a moto estando no seu estado original, você tende a “dar mais mão” para andar em uma certa velocidade, nos termos das ruas: Sua tocada. Quando ganhamos torque e potência no estágio 1 (Filtro, Ponteira ou Escapamento completo e Remap do sistema de injeção) a sua tocada se torna a mesma, porém exigindo menos do motor e deixando a pilotagem mais confortável;
  • Aumento de vida útil do motor;
  • Melhor performance ou funcionamento do motor;
  • Redução do consumo de combustível;
  • Melhora a dirigibilidade, pilotagem mais confortável com melhor resposta do motor em várias situações;
  • Melhora o som da sua HD;
  • Aumento do limite de corte de RPM;
  • Redução de marcha lenta.
     

 

Detalhes da Fase 1

O primeiro estágio envolve a recalibração dos sistemas de admissão de ar e exaustão para otimizar o fluxo de ar, bem como do sistema de combustível, para aprimorar a capacidade de respiração da sua HD, permitindo um funcionamento mais eficiente. Vale ressaltar que a atualização do estágio 1, não implica em modificações internas no motor.

 

Sistema de Exaustão

Ao adquirir uma Harley, a expectativa é desfrutar do característico ronco do poderoso motor. É frustrante quando isso não ocorre com o escape original, tornando a substituição do escapamento frequentemente a primeira escolha.

Todo motor segue um ciclo de exaustão, que vai desde a queima dos gases na câmara de combustão até sua expulsão. A capacidade de eliminar esses gases rapidamente determina o desempenho do ciclo. Um escapamento mais livre aumenta a velocidade de exaustão, melhorando o desempenho em altas rotações. No entanto, é crucial manter uma pressão no sistema para garantir respostas ágeis em baixas rotações. Portanto, o tubo do escapamento não pode ser totalmente aberto, pois isso comprometeria a pressão necessária. Além do desempenho, o ruído também é um fator a ser considerado: quanto mais aberto, mais alto é o som. A modificação do escapamento impacta todo o funcionamento do motor.

Os escapamentos esportivos, mais "livres" que os originais, facilitam a rápida expulsão dos gases. Esse aumento no fluxo permite que o motor queime mais combustível por ciclo. No entanto, sem ajuste na alimentação, a mistura pode tornar-se pobre, prejudicando o desempenho.

 

Filtro de Ar

Diversos modelos e marcas de filtros de ar são disponíveis para Harley, com destaque para elementos da K&N, BMC, S&S, entre outras. Foram projetados para proporcionar um fluxo de ar elevado, mantendo níveis eficazes de filtragem. A simples substituição por elementos de reposição K&N pode aumentar a potência, especialmente em sistemas bem dimensionados.

É crucial considerar a consulta a um profissional antes da compra, pois filtros adquiridos por design atrativo podem ter restrições físicas que comprometem o desempenho. Além dos elementos, existem sistemas de alto fluxo, que trabalham com filtros de maior fluxo, eliminando restrições físicas para um fluxo mais eficiente até a válvula de admissão.

A famosa afirmação "trocou o escapamento, agora precisa trocar o filtro de ar para a sua Harley ficar boa" é parcialmente verdadeira. A troca do escapamento aumenta o fluxo de saída de gases, mas sem calibração de combustível, pode resultar em uma mistura ar/combustível mais pobre. Aumentar a entrada de ar com um filtro esportivo em conjunto com a substituição do escapamento pode levar a um bombeamento excessivo de ar, piorando a mistura e reduzindo o desempenho em baixas rotações. Assim, a substituição conjunta do escape e do filtro de ar só é aconselhável com o remapeamento do sistema de injeção da moto.

As vezes você gasta um valor alto em filtro e ponteira, e está utilizando somente 50% daquilo que o conjunto poderia render e ou até as vezes, você está piorando o funcionamento do motor.

 

Eficiência Volumétrica (VE):

As tabelas de VE informam ao ECM a eficiência do fluxo de ar de cada cilindro, sendo crucial ajustá-las individualmente. A calibração adequada da VE é fundamental para obter resultados sólidos na afinação do motor, pois esses valores são referência para a quantidade de ar que entra no cilindro.

 

Relação Ar/Combustível:

Esta tabela afeta o alvo da relação ar/combustível (AFR) de ambos os cilindros, dianteiro e traseiro, simultaneamente. É essencial considerar a relação correta do combustível utilizado para calibrar esta tabela de maneira precisa.

 

Avanço da Ignição:

As tabelas de avanço da ignição controlam o tempo da ignição de cada cilindro de forma independente, mapeando o tempo da ignição em graus antes do ponto morto superior.

 

Tabela "Idle RPM" (RPM de Marcha Lenta):

Controla a marcha lenta à medida que o motor aquece.

Existem outras tabelas que podem ser ajustadas, como o limite de corte de RPM, configuração do comando, tamanho do motor, entre outras. Recomenda-se realizar qualquer alteração em um dinamômetro, com a supervisão de um profissional qualificado. Dessa forma, é possível obter resultados otimizados. A expertise de um afinador competente proporciona à sua moto a melhor combinação de potência e torque, mantendo-a econômica para o uso cotidiano. Realizar modificações sem o devido conhecimento pode, em muitos casos, prejudicar o desempenho do motor, levando a danos graves e irreversíveis.

 

Demais estágios/graus de preparação

O Estágio 1 é e será sempre a base de preparação para qualquer outro upgrade mais complexo.

• Estágio 1

Mais ar e combustível para o motor
Filtro de ar + escapamento + remapeamento do sistema de injeção

 

• Estágio 2

Estágio 1 + troca de comando

Uma Melhoria Simples de Desempenho para Aprimorar a Performance, Estética e Som da Motocicleta.

Objetivo de aumento de Torque: Busco um aumento imediato de torque para realizar ultrapassagens de forma mais eficaz e obter arrancadas mais vigorosas.

Objetivo de Potência: Desejo uma ampliação da potência em rotações mais elevadas, visando um desempenho superior em situações de alta velocidade.

• Estágio 3

Estágio 2 + aumento de cilindrada
Aumento da Cilindrada para Potência Instantânea em Todas as Faixas de RPM

Meu objetivo é ampliar a cilindrada da moto para obter uma potência instantânea que perdure em todas as faixas de RPM por um período prolongado.

• Estágio 4

Estágio 3 + cabeçotes + corpo de injeção

Upgrade superior

Categoria competição etc.

 

Quanto ao custo do Estágio 1 e demais para a sua Harley Davidson na MSCUSTOM GARAGEM, os valores podem variar consideravelmente, uma vez que há diversas opções de marcas e modelos para filtros, escapes etc. Recomendamos entrar em contato pelo telefone, Instagram ou Facebook para obter informações mais precisas sobre os preços e para discutir detalhes específicos do seu projeto de Remapeamento. Também ficaremos felizes em recebê-lo conhecer mais da MSCUSTOM GARAGEM.

É importante ressaltar que cada estágio requer reprogramação em dinamômetro.

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